quinta-feira, 27 de novembro de 2014

XV Encontro de Geógrafos da América Latina

Os Encontros de Geógrafos da América Latina (EGAL) são uma tradição em nossa área geográfica. Desde o primeiro encontro foi destinado a enfatizar o papel da Geografia como ciência do conhecimento emancipatório. A ideia central dessas reuniões sempre foi abrir um espaço de discussão e análise sobre o lugar de Geografia e as reais possibilidades de gerenciamento de processos de desenvolvimento na América Latina.



O  XV Encontro de Geógrafos da América Latina será realizada de 6 a 10 de abril de 2015, no Palácio de Convenções em Havana, Cuba, visando a partilha de experiências e melhores práticas no trabalho geográfica de especialistas com abordagens inovadoras e multidisciplinares que justificam o tema do encontro : "Por uma América Latina unida e sustentável".

O prazo para envio dos resumos foi prorrogado até 8 de dezembro de 2014.

A submissão dos trabalhos completos será feita até 31 de janeiro de 2015.

Mais informações: http://www.xv-egal-cuba.com

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Levantamento aponta grande desigualdade social entre os bairros e cidades da Região Metropolitana de Salvador


Apesar de ter diminuído em uma década, o levantamento aponta grande desigualdade social entre os bairros e cidades da Região Metropolitana de Salvador. A disparidade já foi maior. A diferença entre os índices das UDH (Unidades de Desenvolvimento Humano) analisadas, hoje de 0,381, já foi de 0,474, em 2000.
Enquanto a Unidade de Desenvolvimento Humano de Candeal e Cidade Jardim tem IDHM de 0,959, considerado alto, o IDHM de Nova Constituinte é de 0,578, classificado de baixo pelo Ipea.
As UDHs são unidades territoriais definidas pelos pesquisadores que podem agregar um ou mais bairros dentro da cidade.
Os maiores índices são dos bairros nas UDHs de Candeal: Cidade Jardim, Chapada do Rio Vermelho/Santa Cruz: Hospital Aliança e Ondina, que tem índice de 0,959, considerado muito alto. Já Ilha de Maré, Ilha dos Frades e Nova Constituinte apresentam os piores índices de desenvolvimento da RMS, de 0,578, considerado baixo.

 
Fonte: http://atarde.uol.com.br/

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Prezados(as) geógrafos(as),

Informamos, para aqueles que se inscreveram no concurso público da Prefeitura Municipal de Salvador, para o cargo de Analista Fazendário - na área de qualificação Imobiliária, durante o período de reabertura das inscrições, que, conforme comunicado da FUNCAB:
"Os candidatos que se inscreverem durante este período (17/11/14 até 21/11/14) realizarão sua prova na FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU, situada na Rua do Salete 50 Barris, Salvador/BA, e deverão, obrigatoriamente, comparecer a este local, na data da prova, no horário previsto para abertura dos portões, de posse do comprovante de pagamento do valor da inscrição original. Os candidatos inscritos até o dia 20/11/2014 deverão consultar o site até o dia 21/11/2014 para tomar conhecimento da sala em que estarão alocados. Os demais deverão verificar sua sala direto no local."
Mais informações: http://ww5.funcab.org
Para os interessados, é possível fazer a inscrição até às 22h de hoje (21/11/14).
​​Agradecemos a  todos que apoiaram a nossa causa e aproveitamos para convidar aqueles que ainda não fazem parte a se associar.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Sistemas de Informações Geográficas com ArcGis 10.1

Será oferecido o curso de Sistemas de Informações Geográficas com ArcGis 10.1 - Módulo 1, na Escola Politécnica, através da parceria entre a Aprogeo-Bahia, Aseab e a Datum, com patrocínio do Crea-Ba.



Maiores informações: http://www.aprogeoba.org.br


XVI SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.

O Simpósio Brasileiro de Geografia Física e Aplicada, em sua XVI edição, ocorrerá na região Nordeste, especificamente na cidade de Teresina (PI). A cidade integra, segundo a CODEVASF, o chamado Território Entre Rios, figurando em área como o 3º maior Território de Desenvolvimento do Estado.




Os eixos temáticos e as mesas redondas irão proporcionar trocas de experiências, bem como debates acerca das diferentes abordagens teóricas e metodológicas empreendidas nos diferentes segmentos da Geografia Física (hidrografia, geomorfologia, climatologia, cartografia, biogeografia etc.), bem como vislumbrará ainda sua aplicabilidade para fins de identificação de conflitos de uso inadequado dos recursos naturais e orientação racional das formas de uso e ocupação das terras nos diferentes territórios brasileiros.

Maiores informações: http://www.sbgfa.ggf.br/2015/

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

7º Geonordeste - "Geotecnologias: Inovações e Desenvolvimento"

Com o tema "Geotecnologias: Inovações e Desenvolvimento", acontece em Aracaju (SE), de 18 a 21 de novembro, o 7º Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Geonordeste). O evento técnico-científico acontece a cada dois anos e é promovido pela Rede Sergipe de Geotecnologias (Resgeo).

O objetivo do Geonordeste é reunir pesquisadores, professores, estudantes e técnicos que atuam em geoprocessamento, sensoriamento remoto e áreas afins, para que possam apresentar e discutir os avanços tecnológicos alcançados e seus impactos sobre o desenvolvimento nas dimensões econômica, social, ambiental e cultural, bem como promover a troca de experiências profissionais.

Os organizadores do Simpósio buscam fortalecer a discussão sobre como o processo de desenvolvimento da sociedade civil vem sendo assistido e influenciado pelos avanços tecnológicos e pela produção de informações georreferenciadas atualizadas e cada vez mais próximas do mundo real.
 
Imagem - Resgeo - Resumos expandidos devem ser enviados até 8/8


Maiores informações: http://www.resgeo.com.br/geonordeste2014/