quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Lançamento do livro: Dois séculos de pensamento sobre a cidade, de Pedro de Almeida Vasconcelos



A APROGEO-Bahia recomenda o lançamento do livro: Dois séculos de pensamento sobre a cidade, do Professor Pedro de Almeida Vasconcelos
Este livro reúne e analisa criticamente toda a contribuição do pensamento sobre a cidade desde o início do século XIX até os dias atuais. Estruturado em cinco capítulos, cada um deles iniciado por um rápido contexto acerca dos eventos de cada época abordada, contendo também comentários sobre as correntes de pensamento dominantes e concluído com informações sobre o desenvolvimento do conjunto da Geografia.



Bate papo geográfico



    A APROGEO BA convida a todos para o evento: Bate papo geográfico


Contamos com a presença de tod@s!!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Geopublica: Geotecnologias para a gestão pública





Tema: Geotecnologias para a gestão pública
Data: 12 e 13/11/2012 (2ª e 3ª feira)
Local: Centro de Treinamento da EBDA – Av. Dorival Caymmi, Itapoan, Salvador-Ba

Há mais de uma década, no estado da Bahia, várias instituições envolvidas com dados e informações geoespaciais envidam esforços para a construção de uma instância de centralização e compartilhamento desse acervo.
O avanço exponencial das geotecnologias traz oportunidades e alternativas de utilização na governança pública e, nesta direção, diversos órgãos já investem isoladamente atendendo às suas finalidades.
As atividades desenvolvidas pelo Grupo Temático de Informações Geoespaciais, integrante do Fórum de Gestores de TIC do Governo do Estado da Bahia – FORTIC, sinalizaram a necessidade de realização deste Encontro para universalizar o conhecimento da realidade da informação geoespacial no estado da Bahia.
O objetivo principal do Geopublica 2012 é difundir as ações de produção, utilização e disseminação de informações geoespaciais no estado, bem como discutir e estabelecer perspectivas, junto aos diversos níveis da administração, para o fortalecimento do uso de geotecnologias como ferramenta de gestão pública.
Serão também discutidos temas de relevância como: falta de mão de obra especializada e a necessidade de capacitação e manutenção dos quadros; meios de acesso e restrições de uso das bases de dados; necessidade de produção de dados de forma continuada; infraestrutura tecnológica para produção e disseminação das informações; e o estabelecimento da infraestrutura de dados espaciais do Estado da Bahia – IDE Bahia.­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­


Organizadores:
CASA CIVIL – CONDER – DERBA – EBDA – INEMA – SEI – SEPLAN

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Reflexões Geográficas sobre o Meio Ambiente no Estado da Bahia

A APROGEO BA convida a todos para o evento: Reflexões Geográficas sobre o Meio Ambiente no Estado da Bahia




Contamos com a presença de tod@s!!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

APROGEO-BA na Reunião Nacional das Associações de Profissionais Geógrafos




Nos dias 15 e 16 de setembro, reuniram-se na sala de reuniões da Assembleia Legislativa de Porto Alegre, representantes das APROGEOS de diversos estados brasileiros BA, CE, RS, ES, MG, SP, RJ, AL e da APROGEO do Distrito Federal, no objetivo de debater uma extensa pauta que tinha como principal objetivo, aproximar essas entidades, permitindo que ambas conhecessem as realidades umas das outras para que compartilhando experiências pudessem iniciar um dialogo na esfera nacional. E para quê isso? O objetivo dessa reunião visou iniciar a construção de um processo que culminará com a criação da Federação Nacional de Geógrafos.
Dessa maneira a APROGEO BA, representada pelo presidente da entidade, marcou presença nessa reunião que serviu como marco de um importante passo para o fortalecimento da ciência Geográfica brasileira e a luta pela valorização dos Geógrafos no âmbito nacional. Tendo um ambiente bastante amigável, a confluência das ideias foi quase sempre presente, tendo todos os presentes finalizado suas falas com considerações positivas e esperançosas de um futuro ainda melhor para a Geografia no país e no mundo.


Fotos do evento








quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Seminário Projeto de Atualização Cartográfica da Bahia



Nos dias 3 e 4 de outubro, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (SEPLAN) realiza, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), o Seminário Projeto de Atualização Cartográfica da Bahia. Durante o evento, a sociedade baiana terá a oportunidade de conhecer o projeto que vem sendo desenvolvido pela SEI.
Além da SEI, estarão presentes no Seminário a Diretoria do Serviço Geográfico do Exército Brasileiro (DSG), responsável pela validação e homologação dos produtos do projeto, e as empresas Engemap e Imagem, contratadas para elaboração de produtos cartográficos como imageamento por satélite, ortorretificação de imagens, modelo digital de superfície e curvas de nível. O representante de cada um dos parceiros do projeto será responsável por uma das quatro palestras que compõem o evento.

       “Essa será uma grande oportunidade para a SEI mostrar para a sociedade o trabalho que tem sido feito, divulgando-o para além da administração estadual.”, ressalta Antônio Cunha, Diretor de Informações Geoambientais da SEI, diretoria responsável pelo Seminário e pelo projeto.

       O apoio ao papel do IGHB fica por conta das discussões acerca da cartografia digital e das geotecnologias levadas ao instituto pelo Seminário e pelo lançamento do número Biodiversidade da revista Bahia Análise & Dados, no último dia do evento.